Twitch: Demissão de 500 Funcionários e Encerramento de Serviços na Coreia do Sul

banner do post com o logo da Twitch

Saudações, comunidade incrível desse blog!

Faço lives na Twitch e por isso fico sempre de olho nas noticias sobre a dita, pois certas decisões acabam impactando direto ou indiretamente em nós criadores e streamers, foi aí que me deparei com essas informações e gostaria de dividir com vocês.

Recentemente no dia 10 de janeiro, foi anunciado em um post no blog da própria plataforma, que a Twitch está passando por uma fase de transformações significativas, com seu CEO, Dan Clancy, tomando medidas drásticas para redimensionar a empresa. Em um recente comunicado, Clancy explicou os motivos por trás da decisão de demitir mais de 500 funcionários e destacou as mudanças que estão por vir.

Motivo das demissões e Suporte da Amazon:

Clancy explicou que, apesar dos cortes de custos ao longo de 2023, a Twitch ainda é significativamente maior do que o necessário para operar eficientemente. Na cópia do e-mail que foi enviado aos funcionários, ele afirmou : 

[...]"Eu sei que muitos de vocês estão se perguntando por que isso está acontecendo. Ao longo do último ano, trabalhamos para construir um negócio mais sustentável para que a Twitch esteja aqui por muito tempo, e ao longo do ano cortamos custos e tomamos muitas decisões para ser mais eficientes. Infelizmente, apesar desses esforços, ficou claro que nossa organização ainda é significativamente maior do que precisa ser, dadas as dimensões do nosso negócio. No ano passado, pagamos mais de US$ 1 bilhão aos streamers. Portanto, embora o negócio da Twitch continue forte, há algum tempo a organização tem sido dimensionada com base em onde esperamos que nosso negócio esteja daqui a 3 anos ou mais, não onde estamos hoje. Assim como muitas outras empresas no setor de tecnologia, estamos dimensionando agora nossa organização com base na escala atual de nosso negócio e em previsões conservadoras de como esperamos crescer no futuro.[...]

Clancy ainda revelou em uma transmissão ao vivo no dia 11 de janeiro: "Serei franco: não estamos lucrando neste momento." 

No entanto, ressaltou que a Amazon, empresa por trás da Twitch, continua a apoiar a plataforma de forma expressiva: "A Amazon tem apoiado extremamente a Twitch. O importante para ser sustentável ao longo do tempo e garantir que não perderemos dinheiro. Essa é uma grande parte do meu trabalho porque será isso que garantirá que possamos estar aqui no longo prazo."

Assista a transmissão completa [aqui]

Imagem da transmissão, CEO Dan Clancy
Imagem da transmissão, CEO Dan Clancy

Encerramento na Coreia do Sul:

Além das demissões, a Twitch surpreendeu ao anunciar o encerramento total de seus serviços na Coreia do Sul até junho de 2024.

Clancy explicou que o custo operacional no país era excessivamente alto, tornando a operação insustentável. Ele afirmou: "O Twitch tem operado com perdas significativas, e infelizmente, não há caminho a seguir para o nosso negócio funcionar de forma mais sustentável neste país."

A Twitch divulgou um cronograma detalhado para o desligamento na Coreia do Sul em um post no suporte da plataforma, incluindo informações sobre como será o processo para os streamers afetados:

Imagem da tabela postada para streamer da coreia
Imagem da tabela postada

Essas mudanças marcam mais um capítulo desse "desafio" que vem acontecendo já algum tempo na Twitch. Essa procura em equilibrar sua escala com sustentabilidade financeira é algo que teremos que ficar de olho, por isso, vou continuar a acompanhar de perto as atualizações e impactos dessas transformações na comunidade de streaming.


Comentários